A presente tese está inserida no núcleo de pesquisa Gestão em Saúde e Exercício Profissional em Enfermagem – GESPEN – da
Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ), onde, tem-se como objeto de estudo: a contribuição da gestão acadêmica
participativa na ampliação do tema religiosidade e espiritualidade, como conteúdo e ação no Projeto Pedagógico Curricular
(PPC) de enfermagem, tendo a integralidade como fator essencial na prática de cuidar. O problema de pesquisa é: se é verdade
que o gestor acadêmico garante discussões, relexões e ações sobre a religiosidade e a espiritualidade no PPC, em que momentos
teóricos e práticos isso acontece? Se não acontece, na visão dos alunos, como eles evidenciam a ausência de discussões,
reflexões e ações relacionadas à religiosidade e à espiritualidade na sua formação, na direção da integralidade do cuidado?
Os objetivos do estudo são: identificar se os alunos participam da gestão acadêmica na construção, atualização e/ou avaliação
do PPC; descrever o entendimento dos acadêmicos de enfermagem sobre oportunidades de discussões, reflexões e ações acerca da
religiosidade e da espiritualidade no ensino teórico, prático e nos cenários do cuidado durante o curso de graduação
em enfermagem, participando ou não do PPC; e apontar e discutir impasses, posibilidades e sugestões dos acadêmicos de
enfermagem para aprofundar discussões, reflexões e ações sobre religiosidade e espiritualidade durante ensino teórico,
prático e nos cenários do cuidado, com vistas à integralidade do cuidado e a gestão participativa. Quanto à metodologia,
trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, de campo, respaldado na Resolução n° 196/96 do
Conselho Nacional de Saúde, aprovado pelo Comitê de ética e pesquisa da EEAN, protocolo nº 62/08, realizado no Centro
Universitário Plínio Leite (UNIPLI), localizado no município de Niterói (RJ-Brasil), onde os sujeitos dos estudos foram 52
acadêmicos de enfermagem do 8º período. A técnica para a coleta dos dados foi um questionário misto e autoaplicável. Os dados
foram analisados através da análise de conteúdo, segundo os preceitos delineados por Bardin. As categorias que emergiram
foram: “Discentes alheios na gestão acadêmica: alunos se descobrem desconstruindo cercas e construindo pontes para gestão
participativa”; “Religiosidade e Espiritualidade no curso de graduação em Enfermagem o dito; o não dito; o feito; o não
feito; o dito e o feito; o não dito e o não feito; e o dito pelo não feito e o feito pelo não dito”; e “O(s) nó(s) para
aprofundar as discussões, as reflexões e as ações sobre a religiosidade e a espiritualidade no curso de graduação em
enfermagem: construindo laços com vistas à integralidade do cuidado e à gestão participativa”. Conclui-se que, os alunos não
participam da gestão acadêmica, porém desejam e propõem formas de participação. A religiosidade e espiritualidade está mais
presente nos momentos práticos de ensino, do que nos teóricos. Existem mais impasses – nós – do que possibilidades – laços –
para gerenciar o aprofundamento das discussões, reflexões e ações sobre religiosidade e espiritualidade no curso de graduação
em enfermagem. Porém, acredita-se que, com as sugestões dos alunos implementadas, os nós serão desatados, os laços
fortalecidos, assim como, possibilitará um caminho para o gerenciamento acadêmico participativo, com vistas à formação do
enfermeiro, contribuindo para integralidade do cuidado.