O presente estudo teve como nascedouro o exercÃcio da prÃtica de intervenÃÃo educativa ao elaborar e acompanhar a operacionalizaÃÃo de projetos pedagÃgicos anuais, envolvendo toda a comunidade escolar: crianÃas, adolescentes, jovens, adultos e idosos. A pesquisa demarca problemas pertinentes ao estudo da Gerontologia com o objetivo de investigar e identificar expressÃes da resiliÃncia em idosos, como eles superam as adversidades e mantÃm o senso de integridade. O referencial teÃrico e conceitual foi buscado no modelo que integra o crescimento e desenvolvimento humano como um processo continuum e, consoante com o modelo da resiliÃncia que promova, positivamente, o potencial humano, no qual a espiritualidade està inserida e se faz ponte para a integraÃÃo plena do ser humano. A metodologia utilizada foi qualitativa, com abordagem fenomenolÃgica, que permite penetrar no mundo vivido pelos sujeitos e perceber as adversidades e os fatores protetores para lidar com elas. O estudo foi realizado com sete idosos, sendo quatro do sexo feminino e trÃs do sexo masculino e com a idade acima dos 65 anos. A coleta dos dados foi realizada a tÃcnica histÃria de vida, sendo que os dados foram analisados de acordo com o referencial proposto por Martins &Bicudo. Procurou-se aprofundar as expressÃes da resiliÃncia em idosos entre as convergÃncias e divergÃncias estabelecidas pelo autor nas categorias temÃticas, a partir dos acontecimentos adversos ocorridos na vida dos entrevistados.