A história, em todos os campos disciplinares, é celeiro de fenômenos presentes nas culturas e religiões, distantes no tempo e no espaço, cujas conjecturas da ciência, enquanto propulsora do saber, não poderiam furtar-se a estabelecer suas sobreposições. Dessa feita, a investigação epistemológica aqui presente versa sobre a Técnica Apométrica ou Apometria. Surgida na década de 1960, em Porto Alegre RS, o termo foi cunhado pelo médico José Lacerda de Azevedo (1999) do grego: apó além de, separação, afastamento e metron: medida, ou seja, o homem além da medida é utilizada nos tratamentos espirituais realizados no Grupo Espírita Os Cirineus do Caminho sito Cajazeiras - PB, Brasil, desde 1997. Caracteriza-se pela presença de médiuns que, em êxtase, penetram no mundo cósmico para tratar, a distância, as almas das pessoas pacientes-assistidos que os procuram. Diante da grande procura pelos os atendimentos, decidimos investigar procurando descrever a técnica apométrica a partir da atuação do sujet médium-apometra como elemento da manifestação da espiritualidade enquanto fato religioso para analisar comparativamente com a técnica arcaica do êxtase, encontrada nas culturas xamânica, e a teoria presente na Codificação Espírita, como também, apresentar aspectos destes itinerários terapêuticos que passaram a ser objeto de estudo e de experimentos científicos, em laboratório, envolvendo o construto espiritualidade. Para isso nos utilizamos do fluxo técnico antropológico realizando uma análise documental, um questionário semi-estruturado versando sobre a fenomenologia vivenciada pelos médiuns-apometras e a fisiologia do tratamento espiritual a distância com o uso da técnica apométrica e, como pupilos do Funcionalismo não-reducionista, do registro da observação participativa constituído em um diário de campo, que figura como pedra angular, salientando que os entrevistados estão com suas identidades protegidas sob pseudônimos, oriundos do panteão védico. Assim, o estudo tornou-se eficiente para apresentar o objeto de pesquisa como uma Técnica hodierna do êxtase sendo pertinente aos estudos histórico-antropológicos, cujas faculdades dos xamãs e médiuns foram identificadas com características pesquisadas experimentalmente, em laboratórios, e apresenta-se sobre as bases de um novo paradigma onde a subjetividade do sujet é considerada. Nessa direção, esse posicionamento subsidia as pesquisas na linha de espiritualidade e saúde presente no campo disciplinar Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba.