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> Trabalhos de autor
O(A) autor(a) Sarriera, Jorge Castellá possui 3 documento(s) registrado(s).
Saúde percebida em professores universitários: gênero, religião e condições de trabalho
Rocha, Kátia Bones; Sarriera, Jorge Castellá [Artigo] Psicol. Esc. Educ. (Impr.) vol.10 no.2 Campinas Dec. 2006.
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A presente pesquisa investiga como os professores de uma universidade particular percebem sua saúde. O delineamento é de caráter descritivocorrelacional. Os instrumentos utilizados: Questionário de Saúde de Goldberg (QGS-60) e uma ficha com dados biodemográficos investigaram variáveis individuais e relativas à atividade laboral. A amostra se constituí de 161 professores, escolhidos por estratos através das diferentes área de formação. Os resultados revelam que os professores percebem que sua saúde geral está como de costume, ou seja, nem melhor nem pior e que existe associação entre as variáveis sexo, prática religiosa e variáveis relativas ao ambiente de trabalho (horas de trabalho na universidade e em sala de aula), influenciando a percepção que os professores têm de sua saúde.
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Adaptação e validação da Escala de Bem-estar Espiritual (EBE)
Marques, Luciana Fernandes; Sarriera, Jorge Castellá; Dell'Aglio, Débora Dalbosco [Artigo] Aval. Psicol. 8(2): 179-186, ago. 2009. ilus, tab.
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O presente estudo visou adaptar e validar a Escala de Bem-estar Espiritual (EBE). Os participantes deste estudo foram adultos (N=506) de 16 a 78 anos (M=38,03 anos; DP=15,07), sendo 237 homens (46,8%) e 269 mulheres (53,2%), residentes em Porto Alegre (RS, Brasil). Foram realizadas análises fatoriais e a solução de dois fatores foi a mais adequada, explicando 47,97 % da variância total. Os 20 itens da escala apresentaram cargas fatoriais superiores a 0,38, nos dois fatores. A consistência interna (calculada pelo alfa de Cronbach) dos fatores foi de 0,92 para o Bem-estar religioso e 0,85 para bem-estar espiritual e de 0,92 para a escala geral. Os resultados encontrados reforçam as qualidades psicométricas da escala indicando sua aplicabilidade em estudos sobre religiosidade e espiritualidade no contexto local.
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Crenças básicas e bem-estar pessoal em adolescentes brasileiros
Sarriera, Jorge Castellá; Favero, Eveline; Paradiso, Ângela Carina; Calza, Tiago Zanatta [Artigo] Aletheia no.37 Canoas abr. 2012.
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As crenças fazem parte de um sistema conceitual que se forma na infância e é refinado e estabelecido ao longo da vida. O presente estudo investiga associações entre crenças básicas e bem-estar pessoal em 1.588 adolescentes brasileiros, meninos e meninas com idade entre 12-16 anos (M= 14,13; DP=1,26). Utilizou-se um questionário contendo 16 itens da World Assumption Scale (WAS) como medida de crenças e o Personal Well-Being Index (PWI-7) para avaliar bemestar. A WAS apresentou alfa de Cronbach de 0,72 e, o PWI-7 de 0,81. As crenças explicam 30% do bem-estar, considerando os itens que versam sobre autovalor, sorte pessoal, autocontrole, bondade das pessoas, justiça e acaso dos acontecimentos. Verifica-se a necessidade de reavaliar os itens da WAS e discute-se a importância de promover ambientes saudáveis e práticas educativas que promovam o desenvolvimento de crenças positivas e fortaleçam o bem-estar adolescente.
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Realização
Departamento de Arquivologia
Associação Médico-Espírita do Estado do Espírito Santo
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