IV SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA "EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE" |
Apresentação
Educar na Diversidade
PACHECO, José / Escola da Ponte
Em 1976, as crianças que acolhíamos (jogadas fora de outras escolas) transferiam para a Ponte os problemas sociais dos bairros pobres onde viviam. Exigiam de nós uma atitude de grande atenção e investimento no domínio afectivo e emocional.
A escola funcionava num velho edifício contíguo a uma lixeira. As poucas carteiras com buraco para o tinteiro ameaçavam desfazer-se. O banheiro estava em ruínas e não tinha porta. E nós, profesores, compreendemos que precisávamos mais de interrogações que de certezas. E empreendemos um caminho feito de alguns pequenos êxitos e de muitos erros, dos quais colhemos (e continuaremos a colher) ensinamentos, após termos definido a matriz axiológica de um projeto e objetivos que, ainda hoje, nos orientam: concretizar uma efetiva diversificação das aprendizagens tendo por referência uma política de direitos humanos que garanta as mesmas oportunidades educacionais e de realização pessoal para todos, promover a autonomia e a solidariedade, operar transformações nas estruturas de comunicação e intensificar a colaboração entre instituições e agentes educativos locais.
Na Escola da Ponte, como em outros lugares, será indispensável alterar a organização das escolas, interrogar práticas educativas dominantes. É urgente interferir humanamente no íntimo das comunidades humanas, questionar convicções e, fraternalmente, incomodar os acomodados.
Objetivo
Como concretizar uma efetiva diversificação das aprendizagens tendo por referência uma política de direitos humanos que garanta as mesmas oportunidades educacionais e de realização pessoal para todos, promover a autonomia e a solidariedade, operar transformações nas estruturas de comunicação e intensificar a colaboração entre instituições e agentes educativos locais. Apresentação de projeto que sugere um modelo de escola que já não é a mera soma de atividades, de tempos letivos, de professores e alunos justapostos. É uma formação social em que convergem processos de mudança desejada e refletida, um lugar onde conscientemente se transgride, para libertar a escola de atavismos, para a repensar.
Tema central
Público-alvo
Data
Horário
Carga horária
Local
Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico.
Critério para ocupação das vagas: ordem de chegada via formulário eletrônico.
Valor da inscrição: doação de 1 (um) pacote de fralda geriátrica.
Observações:
- A entrega do pacote de fralda geriátrica deverá ser realizada no local do evento, no dia 25/09/2013.
- Os pacotes de fralda geriátrica arrecadados serão doados para a instituição Lar dos Idosos Professor Coelho Sampaio (Serra, ES).
Número de vagas
Declarações
Coordenação
Realização
Núcleo de Estudos em Ciência e Espiritualidade (NECE/UFES).
Movimento Paz Espírito Santo (PAZ-ES).
Federação Espírita do Estado do Espírito Santo (FEEES).
Apoio institucional
Pró-reitoria de Extensão (ProEx/UFES).
Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE/UFES).
Associação Médico-Espírita do Estado do Espírito Santo (AMEEES).
|